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Desabafo: Problemas no ensino da Informática.

Apesar de ser jovem no ramo, durante os últimos dois anos de trabalho, tenho percebido uma interessante tendência nos jovens programadores: A aversão à teoria, e mais fundamentalmente, à matemática.
Hoje estava discutindo um algoritmo com colegas de trabalho e um deles propôs uma solução da qual discordei: “Vai ficar lento!”
No qual ele replicou: “Nãaaoooo eu ACHO que fica rápido”.

A palavra “Achar” é complicado quando se trata de algoritmos num sistema de missão crítica, mesmo que a tarefa em questão não fosse tão importante. Eu propus calcularmos a complexidade do algoritmo em questão, a qual ele fez cara de nojo e aversão e disse “Ahhh. Nãaoo..é um Core 2 Duo, deve rodar”.

Pare tudo. Por que raios se fica 5 anos em uma faculdade de engenharia, moendo o cérebro em aulas de cálculo, para nunca utilizar nada do que aprendeu, e ficar dependendo de “achismos” no ambiente de trabalho  ?

O problema em minha opinião é o método utilizado paro o ensino, em todas as faculdades do brasil.  Me parece que a teoria de computação não é aliada à prática de desenvolvimento de sistemas. É dado muita ênfase em programinhas simples, e não em projetos com começo-meio-fim, aonde o aluno deve preocupar-se com questões arquiteturais que impactam no funcionamento do projeto. Ao invés disso, temos uma série de “exerciciozinhos”  que resolvem problemas específicos (“implemente o algoritmo X”).

Confesso. Não sou um gênio. Alias, ao longo dos anos, fui muito desmotivado a aprender matemática e   computação teórica em geral, por maus professores e faculdades desmotivantes, porém através de livros bem selecionados estou tendando remediar os furos na minha educação. (O post sobre livros fica para mais tarde).

E vocês, quais são suas experiencias com a educação de sistemas ? O que estão fazendo para tentar remediar a situação ?

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