Blogueiros e probloggers

Quem me conhece sabe que sou viciado em informação e quando vi no twitter do Tiago Doria, @tdoria, uma série de 3 matérias (até agora) do State of the Blogosphere, realizado pelo agregador de blogs Technorati, fui logo ler.

Links do site do Tiago Dória:

http://www.tiagodoria.ig.com.br/2009/10/19/equipamentos-moveis-sao-cada-vez-mais-utilizados-para-atualizar-blogs/

http://www.tiagodoria.ig.com.br/2009/10/20/blogueiros-nao-profissionais-estao-blogando-menos-ainda/

http://www.tiagodoria.ig.com.br/2009/10/21/custo-e-o-diferencial-na-hora-de-escolher-uma-plataforma-de-blog/

Não me contive e acabei escrevendo nos comentários o que acho disso tudo. Deixo claro que não é uma contraposição ao texto dele, e sim meu modo de ver e avaliar os dados da pesquisa, afinal percebi que muito do que pensava refletiu na pesquisa. Trago o texto que escrevi no seu blog (como comentário, é claro) e dei uma formata pra melhorar a leitura 😀 (e também porque perdi parte do que escrevi lá e até agora não foi aprovado para exibição :/)

Antes do post alguns adendos:

Acho que existem três tipos de pessoas nesta cadeia:

O blogueiro, o jornalista usando uma nova mídia e o  problogger. É claro que isso muitas vezes é transitório, há blogueiros que viraram probloggers, ou jornalistas que agiam como blogueiros e acabaram usando o blog como jornalismo de novas midias ou virando problogger também.

Os blogs são uma forma de escrever e divulgar pensamentos/conhecimentos e são uma evolução de páginas estáticas pessoais, como o saudoso Geocities. Deu mais dinamismo e facilidade de uso pra quem não conhece/cia HTML.

Os blogs de jornalistas para mim parecem muito com fanzine e são evolução destes. Afinal são produtos com conteúdo direcionado para um nicho de mercado e assim não tem espaço na grande mídia;

Os probloggers são uma evolução do jornalzinho de bairro, tanto na venda de espaço, republicação de matérias e outras coisas.

Outro ponto é que não sou contra probloggers, primeiro porque o fato de ser contra ou a favor nao vai mudar nada (eles continuarão a existir), segundo porque de certo modo eles facilitam a vida de quem lê, já que concentram conteúdo e estão trabalhando com algo digno, afinal, não estão matando nem roubando, assim como os vendedores de bala no farol. Só incomoda a chatisse do “vivo de adworks e sou feliz”, vivo de blog e sou mais esperto que os outros e outras coisas do tipo.

Blogueiros não profissionais blogam menos porque:

– Trabalham, estudam ou fazem outro tipo de atividade em primeiro plano;

– Escrevem geralmente sozinhos, já que se houver mais pessoas no blog terá mais posts (teoricamente)

– Não se importam com pagerank ou outra coisa do tipo;

– Preferem escrever textos originais, algo que demora mais tempo (e demanda raciocinio);

Probloggers fazem várias coisas pra manterem o blog com bastante visitas: republicam matérias (o mais comum), oferecem brindes de empresas (discutível) e convidam pessoas que escrevem bem mas tem pouca visibilidade, pra engrossar a quantidade de posts.

Basicamente um problogger atua como um dono de jornal de antigamente (ou jornal de bairro) e é provável que seus blogs evoluam (???) para portais, com base na forma de atuação.
Ou seja, essa baboseira toda de blogueiro substituindo jornais e midias é pura balela. Só são pessoas que conhecem bem uma mídia nova e no final acabam agindo como todas as outras midias.
As tecnologias mudam, várias ações continuam as mesmas. A vantagem é que a possibilidade de ler algo novo, SE, SE, a pessoa buscar por textos novos. Se o leitor agir como um consumidor de midias tradicionais ele só mudou o foco, ao invés de esperar um jornal todo dia na porta, ele espera os posts nos mesmos blogs.

PS: NÃO sou especialista em midias sociais e nem quero.