20 anos no mesmo lugar

Hoje faço 20 anos na mesma empresa. Eu trabalhava em uma gráfica expressa e Arlene, minha chefe na época, me falou do concurso. Me inscrevi mas não botava fé que passaria. Na verdade naquela época eu não botava fé em mim. Quando se vem de origem pobre é difícil olhar pro horizonte e se sentir confiante, que aquele pode ser o seu lugar. Eu quase não cheguei a tempo da prova. Também não estudei. Mas passei. Em 121° lugar, de 40 vagas. Não dei bola, achei que não seria chamado mas depois de um ano me chamaram.

Chegou um telegrama, com um prazo curto para me apresentar, consegui ir a tempo. A moça do RH falou que eu tinha passado, que muitos haviam desistido e pediu para eu conhecer o local antes de aceitar a vaga. Era num aterro sanitário. Muitos desistiram da vaga por causa disso.

Foi um parto ir e visitar. Aceitei e trabalhei lá um ano, acabou o contrato e essa função, operador de terminal. Depois fui para a área de microinformática, atendimento externo na região sul. Mais um ano, depois fui no laboratório de microinformática, mais dois anos.

Ai essa área acabou e fui para Telecom. De técnico fui treinee, de treinee virei analista. E estou até hoje.

20 anos parece muito, mas fiz muita coisa diferente, áreas diferentes, gerentes diferentes, momentos políticos diferentes. Talvez por não me encarar como no mesmo lugar e fazendo as mesmas coisas que eu tenha durado tanto tempo.

Vejo que cheguei na fase que me sinto mais experiente. Devo muito aonde trabalho mas também tenho total noção dos meus méritos e da minha capacidade. Envelheci. Amadureci. Cresci. Sinto falta dos momentos mais tranquilos e de menos responsabilidade, mas guardo eles como eu guardava minha infância quando eu era recém adulto. Aquele gosto de saudade com sensação de que sou grande demais para aquele tempo.

Como é difícil voltar a escrever

Ultimamente tenho escrito só no trabalho (e nem sei se justificativas técnicas, termos de referência e pareceres técnicos possa se considerado algum tipo de escrita) e pessoalmente no Twitter. E o Twitter me suga de assuntos que poderia escrever aqui de forma organizada, concatenada e de forma mais profunda e analítica. Estou tentando parar de fazer threads, que muitas vezes as pessoas tiram de contexto, para escrever aqui. Me ajudem a não desanimar, por favor!

O medo de escrever é parte do receito que sempre tive da minha baixa formação no ensino básico. E ter dito isso no Twitter recentemente foi libertador. Nos anos 80 havia um limbo mal definido que eram as crianças que eram avançadas demais no pré escolar e atrasadas na primeira série (que atualmente é o primeiro e segundo ano do ensino fundamental). Assim, após 3 semanas de pré, fui convidado a ir para a primeira série. Na primeira série estava atrasado e tive que ter uma professora de reforço. Com 6 anos eu já conhecia uma professora perto de casa e pedi para ela.

Outro motivo é do interesse das pessoas lerem, mas cheguei num ponto da vida que não me importo mais se as pessoas vão ler, o principal é eu tirar isso da minha mente. E que não seja no Twitter.

Bom, é isso. Estou de volta com meu blog.

Pretendo dar um tapa no visual assim que possível. Deixar mais moderno, mais responsivo, mais mobile.

Autenticação de dois fatores no Facebook com o Google Authenticator

Alguns amigos estão sofrendo com tentativas de invasão na conta do Facebook deles. Para ajudar a deixar mais seguro a autenticação fiz esse manual rápido para ajuda-los e para quem mais tenha essa dúvida. Gosto de usar o Google Authenticator porque centralizo todas as contas com autenticação de dois fatores no mesmo aplicativo. O principio é o mesmo de outros Tokens OTP, como o Microsoft Authenticator e o próprio app do Facebook tem esse gerador de senhas.

Vamos começar:

Na sua conta do Facebook vá Configurações, Segurança.

 

Nesta parte, Aprovadores de login, você deve ativar a autenticação de dois fatores e utilizar o app…

Primeiro vamos habilitar a autenticação de dois fatores (1) …

Clique em Ativar

E novamente em ativar

e fechar

Agora vamos para o app (2)

Clique em “aplicativo de terceiros” e abrirá a seguinte tela…

(se você clicar em “configurar” você terá que seguir os passos para ativar o gerador de códigos do app Facebook)

Agora você abre o app Google Authenticator

Clique em “Ler código de barras”

Aparecerá a câmera do seu smartphone com um quadrado verde, aponte para o QR code da tela.

Com o código numérico gerado coloque no campo “código de segurança” e clique em continuar.

Pronto, seu Facebook agora está com autenticação de dois fatores. Quando você for logar, irá colocar sua senha e depois pedirá um código numérico, aí é só abrir o app no smartphone e passar o código que no momento mostra no app.