Vou ser bem direto: Tentei instalar uma distro Hackintosh no meu notebook e fui bem imprudente… sem backup, sem plano B, ou seja , fiz merda.
Desafiei todas as regras de segurança e do bom senso e tive um excesso de confiança que faz qualquer profissional, de qualquer área, fazer meleca. Dizem que o excesso de confiança é o maior fator de acidentes com pilotos, por fator humano é claro, no momento mais crítico de um vôo, o pouso, enfim…
O problema é bem simples, sem querer corrompi ou exclui a MBR do HD. Assim por causa de 512 bits o meu HD não sabia onde eram as partições e não conseguia acessar minhas coisas.
Vou explicar o que é a MBR pra quem não conhece informática da forma que minha mãe entendeu:
Imagina que você tem 1 milhão de reais. Chega em um banco, fala com o gerente e solicita 3 gavetas para guardar o dinheiro, você as abre divide o dinheiro e os coloca em cada uma delas. Cada gaveta tem um número e você anota num papel de pão o nome do banco, endereço do banco, o nome do gerente, e o número das gavetas. Por cargas d’água você perde o papel de pão e não se lembra o nome do banco, aonde é o banco, quem é o gerente, e o principal, os números das gavetas. A MBR é mais ou menos assim, ela contém a tabela de partições, 66 bits e o arquivo que linka ao boot loader, 446 bits.
Por sorte sempre tenho uns truques na manga e comecei a tentar recuperar.
No começo, sem saber que havia corrompido tentei recompor a o boot loader na MBR pelo DVD de instalação do Windows Vista (quem fornece meu boot loader, o bdc). Bootei o DVD, fui ao modo de reparação e o primeiro espanto… o DVD não achou o sistema em sua primeira tela.
Então fui pros comandos, coisa que muita gente tem ojeriza, e até hoje não entendo, talvez por ter começado a utilizar computadores com DOS não vejo comandos como empecilho e sim como vantagem, sempre gosto de saber os comandos dos programas pois são muito úteis e as vezes otimizam o tempo e chegam a ser mais rápidos que navegar por menus e clicar em botões, bom voltando,
Utilizei a primeira seqüência de comandos para restabelecer o boot:
bootrec.exe /fixmbr
bootrec.exe /fixboot
Não funcionaram…
Então tentei partir pro método mais hardcore de gravação do boot loader na MBR:
Ainda no console acesse o DVD na sua raiz, entre na pasta boot copie o arquivo bootsect.exe para a raiz do sistema e digite o comando:
bootsect.exe /nt60 c: /force
Mas como não havia partições não havia drive C:!!!!!!
Ai bateu o desespero. Meus dados, meus dados, cadê meus dados… hehehehe….
Lembrei que possuía um canivete suíço guardado, aliás, tenho certeza que o cara que o criou é primo do MacGuiver, este software é um CD bootável de 140 Mb aproximadamente chamado Hiren’s Boot. Possuo a versão mais recente, 9.6. Ele também contém diversos programas para o uso com o sistema ativo. Bom, no meu caso, por motivos óbvios necessitei utilizar sua porção bootável .
Nele utilizei a ferramenta localizada no menu recovery chamada Prosoft Media Tools 5.0 v1.1.2.64. Ela é muito eficiente e usa uma interface pré GUI que quem utilizou programas em Clipper e Fox Pro se lembrará.
Ele reconhece os HDs de qualquer tipo, seja se ele é IDE ou pela BIOS, e possibilita diversas opções como recompor a tabela de partições (o que eu necessitava). Após 3,5 horas de vistoria do HD ele achou as partições, eu as selecionei, solicitei a gravação e reiniciei a máquina com o DVD do Windows Vista. Segui com os primeiros comandos citados (bootrec) e agora está tudo bem.
Agora é respirar aliviado e realizar um backup do notebook, para não acontecer novos cagaços.
Links:
http://www.hiren.info/pages/bootcd
http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc749177.aspx